Fone: 0xx11 3941-1866

 

 

As Normas de segurança são extremamente importantes num país onde temos tantos acidentes de trabalho, veja abaixo algumas.

 

 ABNT Novas normas COBRACON

 

O que é Normalização

Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Os Objetivos da Normalização são:

Economia
Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos
Comunicação Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços
Segurança Proteger a vida humana e a saúde
Proteção do Consumidor Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos
Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial

Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.

 

 

Exemplo de um Laudo Técnico:

Este exemplo abaixo serve como referencia para usos em ocasiões especificas sendo que poderá ser alterado e aceitamos sugestões para tanto.

 

LAUDO TÉCNICO

Processo nºReclamante:
Reclamada:
Assunto: Perícia de Insalubridade
Local:
Acompanhantes:
- Técnico de Segurança da Empresa: ______________________
- Engenheiro de Segurança da Empresa: ____________________
- Funcionário da Empresa: _______________
- Reclamante: ___________________
 
Função do Reclamante:
Período de Trabalho do Reclamante:
Função 1 : __ de _________de __________à __de __________ de ___________
Função 2 : __ de _________de __________à __de __________ de ___________
 
Setor :
Local de Trabalho: O reclamante trabalhou em um prédio (exemplo: de grandes dimensões coberto com telhas galvanizadas sobre estrutura metálica) de pé direito ___ metros. Coberta de telhas de _____ apoiadas sobre ____ . Neste pavilhão de grandes dimensões existiam _____máquinas, divisórias de ______, etc. ___iluminado e ____ ventilado, _____ iluminação artificial.
Atividade do Reclamante: O reclamante trabalhou na seção de _________________onde fez diversos serviços os quais descreveremos a seguir:
(descrever toda a função do reclamante, horário de trabalho, sua posição ( de pé, sentado ou ...))
Utilizava os seguintes EPI's ; (descreva-os); observando a existência de termo de entrega de EPI's.
Os trabalhadores utilizavam na época da vistoria os seguintes EPI's ( descreva-os)
 
Análise da Atividade quanto a Insalubridade.
O Perito verifica o local de trabalho do reclamante onde analisa todos os tipos possíveis de agentes agressivos químicos, físicos e biológicos mencionados na NR 15 da Portaria nº 3214/78 de 08 de junho de 1.978.
 
Agentes Físicos:
Nível de Ruído: O nível de ruído no local foi medido com o decibelímetro de Marca ______, operando no circuito de compensação A e circuito de resposta lenta slow, devidamente calibrado e foram obtidos os seguintes valores que são descritos a seguir:
Seção A: ____ dBa
Seção B: ______dBa
( Consultar NR15 - Anexo 01 )
Calor: Foi medido com o termômetro de bulbo úmido natural, termômetro de globo e termômetro de mercúrio comum na Seção A próximo ao __________ e tivemos as seguintes medidas:
Tbn =
Tg =
Tbs =
 O índice de bulbo úmido e termômetro de globo calculado foi o seguinte: ______________
Conforme a NR 15 Anexo 03 o limite de exposição ao calor com regime de trabalho intermitente com descanso no próprio local de trabalho é de _______, com atividade (leve, moderada ou pesada) portanto a atividade (é ou não é) insalubre devido ao calor.
Outros Agentes Físicos: Não foram constatados a existência de outros agentes agressivos físicos que pudessem caracterizar a insalubridade na Portaria nº 3214/78 tais como calor, umidade, frio, vibrações e radiações.
( Caso seja constatado outro agente físico que pode caracterizar a insalubridade, citá-lo).
 
 
Agentes Químicos: Foram constatados a existência de agentes agressivos químicos na atividade do reclamante que pudessem caracterizar a insalubridade prevista na Portaria 3214/78 e Anexos . Tais agentes são os seguintes;
 
Vide anexo 11, 12 e 13 da NR 15 da Portaria n.º 3214/78.
 Conforme o agente é classificado a insalubridade.
  
Agentes Biológicos: Não foram constatados a existência de agentes agressivos biológicos na atividade do reclamante os quais pudessem caracterizar insalubridade prevista na referida Portaria. Caso for constatado insalubridade citar o agente biológico.
 
Quesitos do Reclamante:
Quesito A.
Quesito B:
Quesito C
Quesito D:
Quesito E:
Quesito F:.
Quesito G:
Quesitos da Reclamada:
Quesito 1:
Quesito 2:
Quesito 3:.
Quesito 4:
Quesito 5:
Quesito 6:
Quesito 7:
Quesito 8:
A Perícia é eminentemente técnica onde verifica a insalubridade de acordo com Normas existentes.
 
 
Conclusão: As atividades da reclamante na reclamada (sim ou não) eram insalubres pois ( sim ou não ) estava exposto a agentes agressivos físicos, químicos ou biológicos nos termos da Portaria nº 3214/78 de 08 de junho de 1.978
 
São Carlos,
____________________________________
Nome do Perito
Função
Observações: Deverão ser citados todos os processos de medição, aparelhagem utilizada, todas as observações decorrentes da vistoria, como por exemplo, rótulos de produtos utilizados pela operação, quantidade de trabalhadores no local, número de máquinas funcionando próximo ao local vistoriado, divisórias existentes. Se possível, anexar fotos do local vistoriado.