Janela

Splits Bi Split

Tri Split

Quadra Split

Piso Teto

Teto

Cassetes

Art Cools

Portátil

 

 

 

 A Arcinco Pressurizacao de Escadas, Ar Condicionado, Exaustao de Churrasqueiras, Sistemas de Ventilacao e Centrais de Alarme, desenvolve e fornece soluções, serviços e equipamentos para instalação e manutenção de toda a linha H.V.A.C.
Temos experiência acumulada desde 1.987.
Atendemos alguns dos principais condomínios de São Paulo.
Uma equipe muito bem treinada, atendendo qualquer necessidade em climatização e obras com as mais recentes inovações, planejamento e procedimentos que resultam em melhor vida útil, funcionalidade do sistema e total satisfação do cliente.
Fazemos Projetos, execuções, Laudos Periciais, regularizações para emissão de A.V.C.B., com atenção total ao cliente.

Atendemos o Bairro do Brooklyn.

 

 

 

Empresa Produtos Empreiteira Normas Técnicas Cursos Técnicos Localização Real Dicas

 

 

Pressurização de Escadas de Incêndio

 

1.      Objetivo:

 

A pressurização de escadas de edifícios tem o objetivo de manter o ambiente livre de fumaça e gases tóxicos. Em caso de incêndio, a fumaça é o maior perigo, pois causa pânico, dificultando as ações de segurança pessoal. Portanto, deve ser o principal fator a ser considerado para evitar intoxicação e morte.

 

2.      Funcionamento de Pressurização de Escada de Incêndio.

 

Poderemos elaborar um sistema simples ou Automatizado, sendo que a Arcinco, através deste Trabalho poderá proporcionar um período de duas horas para que os ocupantes do prédio saiam em segurança, em casos de emergência, sendo importante destacar que o sistema deve ser submetido a manutenções preventivas, visando garantir de que o sistema funcione quando necessário.

 

3.      Implantação de escada pressurizada.

 

Muitas vezes o sistema de pressurização não requer grandes obras nas escadas já existentes e, nos prédios em construção, eliminando a necessidade de fazer antecâmaras, diminuindo a área construída, como prevê a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua norma NBR - 9077/93, lembrando que cada caso é analisado separadamente.

A pressurização já é exigida em São Paulo, e aceita no Rio de Janeiro, pelo decreto 897/76 e pela portaria 0156/2000 do Corpo de Bombeiros.

 

4.      Em que consiste um sistema de Pressurização de Escada de Incêndio?

 

O sistema consiste em aplicar pressão positiva através de um exaustor no interior da escada enclausurada por meio de dutos. No caso de incêndio no prédio, o detector de fumaça (ou acionamento manual da portaria) ativa o exaustor que começa o trabalho de  insuflar ar nas escadas, alcançando uma pressão de 50 Pa.  Com esse diferencial de pressão a fumaça não penetra nas escadas, o que assegura a desocupação do prédio com total segurança.

 

5.      O que é a Pressurização de Escada de Incêndio?

 

Trata-se de um sistema de controle mecânico do movimento da fumaça que pressuriza escadas de prédios, garantindo um ambiente livre de fumaça, em caso de incêndio. Esse sistema também permite que os soldados do Corpo de Bombeiros tenham melhores condições de combater o fogo no edifício.

 

6.      Economia de espaço.

 

Vamos avaliar o espaço atualmente ocupado em um edifício de 19 andares pela escada enclausurada à prova de fumaça exigida pela NBR 9077/93:

v  Vão entre os lances de escadas de 0,20m2, totalizando 3,8m;

v  Antecâmara com comprimento mínimo de 1,80m;

v  Dois dutos de ventilação, um de entrada e um de saída de ar ;

v  Área interna de cada duto de entrada e saída de ar com 2,10m2, ou seja, área mínima de dutos, considerando as paredes, 6,45m2;

v  A área da antecâmara, na melhor condição dos dois dutos, ou seja, um de frente para o outro, seria de 2,25m2 e na pior condição, um ao lado do outro, de 4,35m2

v  A soma dessas áreas representa a necessidade, em cada andar, de 8,95 m2, na melhor das hipóteses, e de 10,95 m2, na pior condição, resultando em uma área total, na melhor condição, de aproximadamente 165 m2 e na pior condição, de 208 m2.

v  Se fizermos a comparação com uma escada pressurizada no mesmo edifício de 19 andares, precisamos apenas instalar no interior dessa escada um duto  ( de metal ou alvenaria ) de, em média, meio metro quadrado. Esse duto, nos 19 pavimentos, ocupará uma área de, no máximo, 12 m2 em vez dos 208 m2 necessários para a construção da escada enclausurada à prova de fumaça.

 

7.      Redução de custo.

 

 Nesse edifício residencial usado como exemplo, a perda hoje de uma área de mais de 200 m2 significa que menos dois apartamentos de 100 m2 cada puderam ser construídos. Vale lembrar que um sistema de pressurização bem projetado considerando-se o grupo moto - ventilador, as interligações elétricas e do sistema de detecção apresenta boa relação Custo/Benefício.

É preciso salientar também que, ainda no caso de um prédio de 19 andares, a pressurização da escada significa que deixarão de ser necessárias 19 portas corta-fogo P-60 e 19 pontos de iluminação de emergência nas antecâmaras.

Isso resulta em custo menor também do sistema de iluminação, que exigirá uma central de menor potência, com menos circuitos para alimentação.

Janela

Splits Bi Split

Tri Split

Quadra Split

Piso Teto

Teto

Cassetes

Art Cools

Portátil

Obra

Detalhes

Cabine

 Auto

Manual 

York

Clientes

Fotos

 Agenda

 Artigos
Esquema Dutos Grelha Porta

Joelho

Derivação

Fixação

Ar Externo

Tubulação

Lavadores
Auto Cad Blocos Coletores Exaustor Centrífugo Peças e acessórios

Filtros Eletrostáticos

Cortinas e Coifas

De'longhi

Hitachi

Exaustor  Axiais

Filtros de Ar

Voltar a Home