Janela

Splits Bi Split

Tri Split

Quadra Split

Piso Teto

Teto

Cassetes

Air Cools

Portátil

Empresa Produtos Empreiteira Normas Técnicas Cursos Técnicos Localização Real Dicas

Cálculos: Quer saber como fazer um bom calculo de carga térmica?Aqui você obterá simples regras para isso, lembramos que em casos mais complexos sempre é bom consultar um engenheiro competente.Detalhes

Geral: arsinco@arsinco.com.br

Engenharia:.engenharia@arsinco.com.br

Atendimento: atendimento@arsinco.com.br 

Princípios Arcinco

Política de trabalho: Nós da Arcinco procuramos atender nossos clientes de forma diferenciada, inovando a cada passo, sempre com o objetivo de melhoria contínua, reestruturando a cada dia a empresa num crescimento constante.Você, cliente Arcinco, pode sempre contar com o que há de mais moderno e de melhor em prestação de serviços.

Valorize seu Trabalho com a Responsabilidade de um Parceiro Fiel, Arcinco.

 

ESPAÇO ARCINCO DOS ARQUITETOS

Dicas para arquitetos

 

Introdução

I - 1

A ARCINCO é a uma das maiores empresas independente em ar condicionado e refrigeração no Brasil.Conseqüência de mais de 20 anos de história em oferecer produtos com qualidade superior reconhecida por seus clientes.

Com este Guia do Arquiteto, a ARCINCO tem como objetivo dar o suporte necessário a projetos que envolvam ou planejem a instalação de um sistema de ar condicionado. Você encontrará diversas informações que o ajudarão, desde a especificação do aparelho mais indicado até detalhes que devem ser previamente estudados, objetivando sempre a satisfação de nossos clientes.

 

I - 2

Importância do ar-condicionado

Segundo pesquisas, o homem passa de 80% a 90% do seu tempo em ambientes fechados.

Considerando que os espaços físicos diminuem cada vez mais, enquanto a população e a poluição tendem a aumentar continuamente, o ar-condicionado está se tornando cada vez mais um item indispensável.

Um ambiente climatizado é muito mais agradável, oferecendo bem-estar às pessoas através de conforto térmico. Além disso, um ambiente bem climatizado proporciona um melhor rendimento no trabalho e maior disposição para as pessoas em seu dia-a-dia.

 

I - 3

Ciclo de refrigeração

Abaixo segue um esquema do ciclo de refrigeração de um ar-condicionado. O compressor

succiona o refrigerante (1) que vem do evaporador a alta pressão, comprimindo-o para o

condensador, onde é condensado (2). Então, o condensador libera o calor absorvido (na unidade externa). Desta forma, o refrigerante segue para o expansor (3), responsável por controlar a quantidade que deve entrar no evaporador (4) para reiniciar um novo ciclo.

 

 

 

I - 4

Projeto de ar-condicionado

Para especificar o ar-condicionado em um projeto, primeiramente é necessário calcular a carga térmica do ambiente. Após conhecer a área a ser condicionada, a atividade do ambiente e a carga térmica necessária, deve-se escolher o tipo do sistema: expansão direta (condensadores a ar) ou indireta (condensadores a água). Entre as unidades de expansão direta, podemos destacar os minisplits e unitários (splits para dutos e selfs). As unidades de expansão indireta são basicamente os resfriadores de líquido, também conhecidos como chillers, que trabalham com vários climatizadores. Se a escolha for o sistema de expansão indireta, deve-se ter em mente que o investimento inicial será muito maior do que no sistema de expansão direta; porém, o custo-benefício da obra será maior, já que o rendimento do sistema é superior.

Outra característica do sistema de expansão indireta é a instalação: caso o ambiente não esteja em obras, será necessário fazer reformas maiores para a adequação dos equipamentos.

Depois de escolhido o sistema, é necessário escolher o equipamento, bem como o tipo de insuflamento. Há dois tipos de insuflamento: o direto – onde a máquina insufla o ar diretamente no ambiente, e o indireto – onde o ar é insuflado no ambiente através de um sistema de rede de dutos.

A próxima etapa é o estudo da localização das unidades, lembrando que deve ser prevista a solução de drenagem para as unidades internas (evaporadoras ou climatizadoras).

E a última etapa é o estudo da interligação das unidades: tubulação de cobre para os sistemas de expansão direta, respeitando as distâncias e os limites máximos para cada modelo, ou tubulação de água para o sistema de expansão indireta.

Carga térmica

Para cada ambiente, deve ser feito um cálculo da estimativa da carga térmica ideal (em Btu/h), para um condicionamento de ar correto.

Através deste cálculo, temos condições básicas para o selecionamento do melhor equipamento, resultando em um equilíbrio em termos de economia, segurança, custos operacionais e tempo de vida do aparelho.

Para o cálculo correto da carga térmica, devem ser levados em consideração os seguintes fatores:

- Características do ambiente (área, quantidade de janelas, portas);

- Número de pessoas no ambiente;

- Nível de insolação;

- Infiltração de ar;

- Equipamentos diversos que irradiam calor.

 

I - 5

Se o projeto estiver superdimensionado, apresentará um custo inicial maior, maior consumo de energia e menor vida útil do equipamento.

Por outro lado, se o equipamento estiver subdimensionado no projeto, haverá um menor custo inicial. Porém, o aparelho ficará sobrecarregado, não atendendo as condições desejadas, o que também ocasionará uma menor vida útil do aparelho.

A carga térmica média necessária para se condicionar um ambiente é aproximadamente 600 Btu/h por m2, de acordo com o nível de insolação do ambiente. Este cálculo-base considera apenas 2 pessoas no ambiente. Para cada pessoa a mais, ou equipamento que irradie calor, devem-se somar ao total mais 600 Btu/h.

Nada substitui o calculo no local de um engenheiro competente, estes valores são apenas uma aproximação e não devem ser encarados como fatores Absolutos.

Minisplit

Os modelos minisplit são condicionadores de ar modernos e práticos, divididos em duas unidades, sendo uma unidade interna (que fica interna ao ambiente) e outra unidade externa (que fica fora do ambiente a ser climatizado). As unidades são interligadas através de tubos de cobre isolados termicamente e condutores elétricos. Dentro da tubulação circula o gás refrigerante, responsável por promover a refrigeração ou o aquecimento do ambiente.

Com capacidades de 9.000 Btu/h até 60.000 Btu/h, estes equipamentos são ideais para condicionar ambientes residenciais e comerciais, de pequeno e médio porte. Além disso, todas as unidades estão disponíveis na versão só frio ou quente/frio.

A unidade interna é caracterizada por um design atrativo e pelo baixíssimo nível de ruído.

Os minisplits substituem os antigos aparelhos de janela que necessitavam fazer recortes retangulares enormes nas paredes, o que não ocorre com os modelos minisplits. Basta fazer um orifício de aproximadamente 10 cm de diâmetro para passar a tubulação. Você tem total liberdade de posicionamento, desde que a unidade seja instalada em uma parede que não divida dois ambientes, ou seja, o outro lado da parede deve ser um ambiente

externo. É importante também que esta parede não receba muita insolação durante o dia.

Já a unidade externa, a condensadora, responsável por tirar o calor do ambiente, fica instalada fora do ambiente a ser condicionado, proporcionando um ambiente muito mais silencioso e confortável. Isto porque o compressor (componente mais ruidoso do sistema de ar condicionado) localiza-se na unidade externa. Com o minisplit há uma considerável redução no nível de ruído, quando comparado com o aparelho de janela.

Todos os modelos possuem controle remoto sem fio, com funções: “Mode” (refrigeração, aquecimento, ventilação ou automática), ajuste da temperatura, "Sleep mode" (programação durante o sono), horário atual, três opções de velocidades, "Auto Restart Memory" (retoma a programação normal após uma queda na energia elétrica), acionamento do "Air Sweep" (exceto no console de 60.000 Btu/h), alarme de limpeza de filtro etc.

 

I - 6

Dreno

Na função resfriamento, a evaporadora produz água, portanto é necessário drenar a água produzida. Para realizar esta drenagem, deve-se utilizar uma tubulação hidráulica que deve ter uma pequena declividade para que a água escoe normalmente. É preciso prever também o local ideal para onde a água possa ser enviada, geralmente ligando a tubulação do dreno à rede de drenagem ou a alguma outra área externa.

Unidades interna e externa.

Deve ser respeitado o espaço mínimo necessário para o bom funcionamento de cada modelo de evaporadora. Também deve ser previsto um espaço ao redor das unidades externas para garantir a circulação de ar e fácil acesso para a manutenção.

Nos capítulos seguintes deste Guia, você encontrará todas as informações sobre as áreas livres necessárias para cada modelo disponível, bem como outras informações relevantes para o seu projeto.

Pensando especialmente nos profissionais de arquitetura, a ARCINCO desenvolveu dentro de seu site o ESPAÇO ARCINCO DOS ARQUITETOS.

Além de ficar por dentro de todas as ações da ARCINCO, você encontrará todas as informações necessárias para a escolha do ar-condicionado ideal para a concepção de seus projetos.

Você encontrará desenhos dos produtos em Autocad, programa de cálculo de carga térmica, dados referentes aos equipamentos, treinamento, informativos sobre a presença da ARCINCO

nos maiores eventos no país.

Por tudo isso, faça uma visita ao ESPAÇO ARCINCO DOS ARQUITETOS no site:

www.arsinco.com.br.

 

I - 7

High Wall Essenciale

O Minisplit High Wall Essenciale harmoniza-se perfeitamente em qualquer ambiente, por isso é o modelo mais difundido no mercado. É instalado no alto da parede e atende uma grande gama de ambientes, sem comprometer a estética. Ideal para dormitórios, livings, consultórios, salas comerciais etc.

 

HW-1

 

High Wall Essenciale

HW-2

Principais características

- Controle remoto sem fio totalmente programável.

- Versão Só Frio ou Quente/Frio.

- Air Sweep (movimento automático vertical da palheta para melhor

distribuição do ar).

- Direcionador horizontal de ar.

- Três velocidades no ventilador.

- Função sleep – programação durante o sono.

- Função timer – programação do horário de partida e desligamento.

- Alarme de filtro.

Unidade interna: evaporadora

Unidade externa: condensadora

HW-3

Projeto Dormitório

HW-4

Minisplit High Wall Essenciale

Condensadora DORMITÓRIO (MINISPLIT HIGH WALL ESSENCIALE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Console Ceiling Premier é o modelo piso-teto da ARCINCO com capacidade de 12.000 a 24.000 Btu/h. A instalação pode ser feita tanto no teto horizontalmente) quanto na parede (verticalmente). O modelo Premier destaca-se no ambiente pelo seu design moderno e atraente. Ideal para ambientes pequenos como residências, escritórios etc.

Console Ceiling Premier CCP-2

Principais características

- Controle remoto sem fio totalmente programável.

- Versão Só Frio ou Quente/Frio.

- Air Sweep (movimento automático vertical da palheta para

melhor distribuição do ar).

- Direcionador horizontal de ar.

- Três velocidades no ventilador.

- Função sleep – programação durante o sono.

- Função timer – programação do horário de partida e desligamento.

- Indicador de limpeza do filtro.

Unidade interna: evaporadora

Unidade externa: condensadora

CCP-3

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade externa -  Fixação da máquina

O Console Ceiling Premier é um modelo minisplit muito versátil que pode ser facilmente instalado. Há dois jogos de suporte fornecidos juntamente com a máquina, possibilitando a fixação no teto ou próximo ao piso.

Obs.: caso a instalação seja em um ambiente com gesso, antes de se colocar o gesso deve ser instalado um tirante preso ao teto, responsável por sustentar o peso da máquina.

 

Fixação na parede O ideal neste tipo de fixação é que a máquina fique a uma altura mínima de 5 cm do piso.

Após esta medida aproximada, deve-se parafusar o suporte na parede.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

`

 

 

 

 

 

 

Deve-se verificar no projeto a correta posição do lado do dreno. Como exemplo, olhando-se a máquina de frente (olhando para o insuflamento de ar), a saída para o dreno fica localizada ao lado direito baixo da máquina. A mangueira de dreno deve estar em um nível mais baixo do que a mangueira de dreno interna conectada na saída da unidade interna. Verifique abaixo as opções corretas para a instalação do dreno.

Instalação

Segue abaixo uma imagemz ilustrativa, mostrando a interligação entre o Console Premier e a condensadora.

 

CHC/H.

Sistema de Mini-Chiller Unitários Bi-Split Cassete Premier água gelada High Wall

 

Introdução

Console Ceiling Elegance

CCE-1

O Console-Ceiling Elegance é o modelo minisplit piso-teto da ARCINCO com capacidade que varia de 30.000 a 60.000 Btu/h. É um modelo versátil que, de acordo com a necessidade de ambiente, pode ser instalado tanto no teto quanto próximo ao piso. Pode ser usado em lojas, restaurantes, bares, residências etc.

 

 

Console Ceiling Elegance

CCE-2

 

 

 

Principais características

- Controle remoto sem fio totalmente programável.

- Versão Só Frio ou Quente/Frio.

- Air Sweep nas unidades de 36.000 e 48.000 Btu/h (movimento automático vertical da palheta para melhor distribuição do ar).

- Direcionador horizontal de ar.

- Três velocidades no ventilador.

- Função sleep - programação durante o sono.

- Função timer - programação do horário de partida e desligamento.

- Indicador de limpeza do filtro.

Unidade interna: evaporadora

Unidade externa: condensadora

 

 

CCE-3

Projeto Sala de Reunião

CCE-4

SALA DE REUNIÃO (MINISPLIT CONSOLE CEILING ELEGANCE)

Nomenclaturas e combinações

O modelo Console Ceiling Elegance está disponível nas capacidades de 30.000 a 60.000 Btu/h. Veja abaixo a tabela de combinações de evaporadoras e condensadoras, as opções de alimentação elétrica e a seleção do disjuntor necessário em cada ambiente.

 

Áreas livres

Devem ser previstas no projeto as áreas livres necessárias das unidades interna e externa para o perfeito funcionamento do equipamento.

 

 

Fixação da máquina

O Console Ceiling Elegance é um modelo minisplit muito versátil que pode ser facilmente instalado. Há dois jogos de suporte fornecidos juntamente com a máquina, possibilitando a fixação no teto ou próximo ao piso.

Obs.: caso a instalação seja em um ambiente com gesso, antes de se colocar o gesso deve ser instalado um tirante preso ao teto, responsável por sustentar o peso da máquina.

 

Fixação no teto

Fixação na parede

O ideal neste tipo de fixação é que a máquina fique a uma altura mínima de 5 cm do piso.

Após esta medida aproximada, deve-se parafusar o suporte na parede. Em seguida, deve-se

encaixar a unidade no suporte.

As distâncias entre as unidades evaporadoras e condensadoras devem ser respeitadas

conforme a tabela a seguir. Para distâncias maiores, é necessário aumentar o diâmetro das

tubulações (líquido e sucção). Observe que os comprimentos são equivalentes, já levando

em consideração as curvas das linhas.

Comprimento equivalente.

 

 

Deve-se verificar no projeto a correta posição do dreno. Neste modelo, olhando-se a máquina de frente (olhando para o insuflamento de ar), a saída para o dreno fica localizada do lado direito baixo da máquina.

A mangueira de dreno deve estar em um nível mais baixo do que a mangueira de dreno

interna conectada na saída da unidade externa.

Observe abaixo as opções corretas para a instalação do dreno.

CCE-10

Instalação

Segue abaixo uma imagemz ilustrativa mostrando a interligação entre o Console Ceiling

Elegance e a condensadora.

 

Suporte

Sistema de Mini-Chiller Unitários Bi-Split

CH-1

O Cassete Harmonic e o Cassete Harmonic Junior são instalados embutidos no teto, possuem capacidades de 9.000 a 60.000 Btu/h e são ideais para escritórios, consultórios,salas residenciais e home theaters, entre outros. Harmonizam-se perfeitamente em qualquer espaço, já que apenas a grelha fica visível no ambiente.

Principais características

- Controle remoto sem fio totalmente programável.

- Versão Só Frio ou Quente/Frio.

- Air Sweep (movimento automático vertical da palheta para melhor distribuição do ar).

- Direcionador horizontal de ar.

- Três velocidades no ventilador.

- Função sleep – programação durante o sono.

- Função timer – programação do horário de partida e desligamento.

- Indicador de limpeza do filtro.

Unidades internas: evaporadoras Unidades externas: condensadoras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janela

Splits Bi Split

Tri Split

Quadra Split

Piso Teto

Teto

Cassetes

Air Cools

Portátil

Obra

Detalhes

 Roteiro

 Auto

tab01 

tab02

Clientes

Fotos

 Agenda

 Artigos
Esquema Dutos Grelha Porta

Joelho

Derivação

Fixação

Ar Externo

Tubulação

Conexão
Auto Cad Blocos      

 

Manual 

De'longhi

Hitachi

York

 
Filtros Eletrostáticos Cabine Coletores Cortinas e Coifas Exaustor  Axiais Exaustor Centrífugo Filtros de Ar Lavadores Peças e acessórios

Voltar a Home